quinta-feira, 25 de julho de 2013

Ficções


Chave na ignição, pára-brisas em marcha, o ronco barulhento do carro. O telefone que toca, perguntam se é para adiar e respondo que não, que à terceira é de vez.

Chego ao destino, entro, primeiro degrau e ali estás, encostado à parede branca, a contrastar com o preto do fato. Pareces-me uma imitação barata do “Omar Sharif” na versão jovem. A escrivã faz a chamada, enquanto avanço sem medos, entro na sala, segues-me e dou-te a palavra. Sentas-te no banco dos réus, lanço-te um olhar e ergues-te, ficas hirto, olhos no chão à procura da “deixa, vacilas e engasgas-te. Poupo-te o esforço e peço-te o B.I.. Dizes que não, que não trouxeste, esfarrapas desculpas em gaguejos nervosos. Declamas os antecedentes criminais - mas mentes, e reparo que no processo declaraste uma morada falsa. A toga (ou a beca)?desliza-me dos ombros sob a força do teu olhar e eu apanho-a a meio da descida, ajusto-a e puxo-a, componho-me, controlo os sentidos e dou 3 pancadas na mesa. Silêncio, não pode haver desconcentração, sob pena de se esquecerem os factos que aqui nos trouxeram. Quero recuar e tento descobrir mil formas de sair daqui, mas só me lembro da escusa, conflito de interesses, parcialidade, suspeição e fico com medo de mim, desta vontade quase violenta de te condenar sem dó, de não te admitir recurso de apelo ou agravo, de não saber burilar os contornos à pena relativamente indeterminada, nem aos mínimos nem aos máximos, de ignorar atenuantes ou rebordos irisados da média ponderada. É matéria assente que não vou substituir a pena por medida de correcção ou coacção, multa, trabalho comunitário, limpeza de ruas, de jardins, de sarjetas ou de infantários, a não ser que me entendas criança de colo a gritar por ti, e aí sujeitar-te-ei a termo de identidade e residência - na minha casa, com a admoestação de nunca mais saíres. Sou juiz em causa própria, advogada do diabo, cúmplice sob coacção, testemunha comprada e queixosa arrependida. Pedes absolvição de joelhos, alegas que és primário, bem comportado, relembras as provas testemunhais, dizes que estás socialmente integrado e pedes-me com arrogância, a base legal. Dedilhas-te, como outrora a mim, e alegas que não sabias, que não está escrito, que são coisas do coração, que te redimes. Mas eu, como manda a lei e a consciência, violando o consentimento do lesado coração, e com o devido respeito e vénia a todos os presentes, inibo-te do poder de argumentar!

Relembro aos jurados que agiste livremente, em consciência e no uso pleno de todas as tuas faculdades, chamo á colacção a agravante do teu QI acima da média e termino invocando o dolo mais que directo, apontado aos cantos mais recônditos de mim!

Reparo que me olhas de soslaio e depois para trás, fixas o olhar na porta aberta, a audiência é pública. Detenho-te a intenção de fuga e alerto a autoridade - absorta provavelmente em pensamentos sobre a última jornada futebolística. Desta vez não vais escapar-me entre os dedos!

Quero-te mesmo a pão e água, quero que sintas a angústia que está no tilintar das chaves, que te arrastes em insónias pela solitária (onde relembrarás outras noites). E acredita, que nem que hoje seja dia das bruxas ou primeiro de Abril, cumprirás esta pena, que é a máxima, e que durará até ao fim dos teus dias, partindo pedra, bordando Arraiolos e montando carris, a que acresce a pena acessória de te manteres a milhas de mim para o resto da vida. Finalmente condeno-te nas custas, acrescidas do muito que me tens custado a mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.